Re: [obm-l] probabilidade

A observaçao sobre Flamengo e Botafogo nao eh verdadeira se o Botafogo jogar com a equipe reserva.
Morgado

Marcos Paulo wrote:
002201c2bc0d$58b13380$75f5a2c8@ajato.com.br">
Neste caso a quantidade de resultados possíveis é bem pequena e portanto é possível lista-los.
Seja A a vitória da primeira equipe e B a vitória da segunda equipe. Os resultados possíveis são:
ABABA
ABAA
AA
BAA
BABAA
BABAB
BABB
BB
ABB
ABABB

dentre as 10 possibilidades listadas há 8 em que uma das equipes tem 2 vitórias consecutivas (80%).

Tenho ainda uma dúvida quanto a este "uma equipe". Se "uma equipe" for o mesmo que "alguma equipe" então a resposta é a dada acima.
Se, por outro lado, "uma equipe" for o mesmo que "uma determinada equipe" então a resposta será metade da resposta dada.
Para deixar mais claro o que não entendi vou modificar o enunciado e gostaria que me respondessem se o enunciado é equivalente ao pedido nesta mensagem.
"Palmeiras e Botafogo disputam um torneio de futebol em que saírá vencedor aquele que obtiver 2 vitórias consecutivas ou 3 vitórias alternadas. Se não é possível o empate (disputa de penalti), qual a probabilidade de que o Botafogo saia vitorioso do torneio com duas vitórias consecutivas?"
Obs. A escolha dos times não foi aleatória .. procurei times que tivessem igualdade de condições na disputa de qualquer partida, ou seja, a vitória de qualquer um dos times contece com 50% de probabilidade. Nunca iria colocar, por exemplo,  Flamengo e Botafogo visto que estes estão em categorias diferentes e portanto a vitória do Flamengo aconteceria com maior probabilidade.
Não sei se minha dúvida procede mas resolvi responder apenas para tirar esta dúvida.

[]'s MP