Sent: Monday, January 13, 2003 8:07 PM
Subject: [obm-l] Questão envolvendo tráfego de veículos

Olá pessoal,

(CESGRANRIO)
A figura abaixo (clique aqui para ver) representa uma área de ruas de mão única. Em cada esquina em que há duas opções de direção (vide figura) o tráfego se divide igualmente entre elas. Se 512 carros entram na área por P, determine o número dos que vão sair por Y.

Solução: O tráfego em P se divide em dois. Então, ½ da quantidade dos carros seguem em direção a X.. Em seguida, o tráfego se divide em dois novamente. Portanto, na saída X teremos a metade da metade dos carros, ou seja , teremos ½ × ½ = ¼. Assim, na saída Y teremos o total de carros menos  ¼ do total, ou seja, teremos 1 - ¼ = 3/4 dos carros. Se entram 512 carros em P, então em Y vão sair 3/4 de 512 = 3/4 × 512 = 384 carros.

Obs: A figura e a questão pode ser vista no site:
http://www.ezequiassilva.hpg.ig.com.br/inteiros.html

Dúvida: O que eu não entendi, foi por quê na resolução somente foi considerado somente o caminho, ou o destino da metade que partindo de P chega até Y pelo caminho superior , por quê não foi considerado o caminho inferior, ou seja, a outra metade de 512 (ou seja, 256) que chegou a Y pelo caminho inferior passando parte destes carros nas ruas secundárias ?