[obm-l] Função composta

Estava assistindo a um filme que não tem nada a ver com matemática ou ciências exatas em geral. Em um trecho do filme a protagonista dizia ao seu namorado que o relacionamento deles não andava nada bom. Quando ela falou relacionamento lembrei de relação, e de relação lembrei de relação binária e função. Das palavras que apareciam na legenda ditas pelo casal eu estava tentando montar 2 funções onde o domínio seria a quantidade de vogais proferidas a cada legenda e a imagem seria um termo qualquer como n^2 onde n= qtde de vogal em cada diálogo.
Surgiram algumas dúvidas nessa minha construção:

1) Isso pode ser considerado uma função se considerarmos que a qtde de vogais jamais iria se repetir? Digo isso, pois se houvesse repetição o gráfico teria mais de um ponto pertencendo a uma linha imaginária paralela à 0y, como sabemos.

2) Como uma função composta esta representada no gráfico cartesiano? Somente atráves de dois eixos, ou existiria um 3º, como z, configurando um espaço tridimensional? E se tivessemos n funções compostas teriamos também n espaços vetoriais com com dimensões iguais a n-1?