[obm-l] Dúvida Da Fuvest

Olá pessoal da lista,

  A minha dúvida é quanto a primeira questão da Fuvest de Matemática da 2ª Fase (parte b). Aí vai:

(b) Quantos múltiplos de 9 ou 15 há entre 100 e 1000?

[Notações]

Sejam:
 p: o nº de múltiplos de 9 entre 100 e 1000
 q: o nº de múltiplos de 15 entre 100 e 1000
 r: o nº de múltiplos de 9 e 15 entre 100 e 1000

[Questão]

Em todos os gabaritos veio a resposta para a parte (b) como sendo p+q-r. Não seria p+q-2r? O que eu pensei no dia foi assim: entre todos os p's você contou os múltiplos de 45 e entre todos os q's também. Eu admiti "ou" como sendo exclusivo (ou este ou aquele), e por isso eu achei que você deveria subtrair 2 r's. Aí fiquei sem saber. Espero algum esclarecimento maior por parte de vocês.

Desde já grato,
                       Helder

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet