[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] Re: [obm-l] sequência mais complicada que a dos primos



Qualquer que seja n, dados os n primeiros termos de uma sequência qualquer, existe sempre uma infinidade de fórmulas que podem "explicar" aqueles termos.
 
Por exemplo, dados X1, X2, ..., Xn, podemos sempre postular um polinômio:
F(X) = A(0) + A(1)*X + A(2)*X^2 + ... + A(n)*X^(n), de grau n tal que:
 
F(1) = 1*A(0) + 1*A(1) + 1^2*A(2) +  ... + 1^n*A(n) = X1
F(2) = 1*A(0) + 2*A(1) + 2^2*A(2) +  ... + 2^n*A(n) = X2
.....
F(n) = 1*A(0) + n*A(1) + n^2*A(2) + ...  + n^n*A(n) = Xn
 
Repare que este é um sistema de n equações lineares em (n+1) incógnitas (os A(i), 0 <= i <= n), o qual tem uma infinidade de soluções, que correspondem a uma infinidade do fórmulas polinomiais que produzem os n termos da sequência.
 
Assim, os seus 8 termos podem ser explicados por uma infinidade de polinômios de grau 8 (ou maior), apesar de possivelmente haver alguma razão mais interessante, da mesma forma que na sequencia dos dobros dos primos.
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, January 01, 2003 1:56 PM
Subject: [obm-l] sequência mais complicada que a dos primos

Olá amigos, a sequência dos primos vcs acharam fácil, não é ? Agora para tornar mais estimulante criei está daqui: 0, 69, 47, 38, 69, 79, 84, 07... Aumentei o número de termos para evitar divergências numéricas.

Ps: Numa sequência numérica o interessante não é só descobrir a "razão ou lógica"  de quem elaborou, mas também descobrir outras "razões" para a mesma sequência. Por exemplo, a questão dos dobros dos números primos que enviei tinha poucos termos, e isso foi percebido por vcs como uma possibidade de divergência, pois eram inúmeras as "razões" que poderiam ser encontradas e isso e fantástico na matemática.
Depois enviarei a resposta, mas acho que a única razão para está sequência é a minha, pois nem o site: http://www.research.att.com/~njas/sequences/ conseguiu decifrar mesmo tendo um banco de dados com mais de 5000 sequências.