[obm-l] Re: [obm-l] um pouco de combinatória

Ola Rafael e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

1) A "formula" que voce apresentou fornece o NUMERO DE SOLUCOES INTEIRAS E
NAO NEGATIVAS, isto e, sao as solucoes nas quais uma
ou mais das variaveis pode(m) assumir o valor zero.

Isto significa, claramente, que se (X1,X2,...,Xn) for uma solucao nao
negativa, a solucao (Y1,Y2,...,Yn) tal que Yi=Xi+1 sera uma "solucao
positiva", tal como voce busca ... De maneira geral, as solucoes INTEIRAS
NAO NEGATIVAS de :

Y1 + Y2 + Y3 + ... + Yn = K - N

mantem uma bijecao com as solucoes POSITIVAS de :

X1 + X2 + X3 + ... + Xn = K

Bom. Daqui voce prossegue ...

2) O seu erro foi usar os fatores primos ... Um produto tal como o que voce
deseja pode ser expresso como :

P = (5^A)*(6^B)*(7^C)*(9^D) onde A e B devem ser escolhidos em {0,1}, C em
{0,1,2} e D em {0,1,2,3}. Observando  que a escolha de um nao impoe nenhum
condicao sobre a escolha de qualquer outro, isto e, que as escolhas sao
independentes, basta entao se lembrar do Principio Multiplicativo da Analise
Combinatoria.

Bom. Daqui voce prossegue ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita