Re: [obm-l] Re:

2) Do jeito que esta, eh facil ver que eh impossivel, e so fazer uma
figura esperta.

Raizes negativas, mas pequenas, concavidade para cima e
minimo grande (eh claro que o minimo nao pode ser muito grande, senao a
parabola cruza com a identidade).

Acho que o enunciado correto seria p(p(x))=x.

Ai fica facil:

Suponha que existe x tal que p(p(x))=x. Seja y=p(x).

Entao eh claro que p(x)=y e p(y)=x.

Seja I o intervalo I=[x,y]. Pela escolha do x e do y, p(I) contem (ou eh
igual a) I. Logo por continuidade, p tem ponto fixo, absurdo.

Na verdade, isso eh um caso muitissimo particular do teorema de
Scharkowsky, que da uma serie de implicacoes nos periodos de pontos
periodicos de funcoes continuas.

Abraco,

Salvador