Re: [obm-l] moedas

Sim, realmente eh a mesma coisa, mas soh tem um
detalhe, ao considerarmos isto, veja que os resultados
não ocorrem com a mesma frequencia. Veja:
(a) kkkk ................................ 1 vez
(b) kkkc, kkck, kckk, ckkk .............. 4 vezes
(c) kkcc, kckc, kcck, ckkc, ckck, cckk .. 6 vezes
(d) kccc, ckcc, cckc, ccck .............. 4 vezes
(e) cccc ................................ 1 vez
Assim o espaco amostral nao eh equiprovavel.
Então uma outra maneira de resolver o problema é
considerar prob de (a) ocorrer (=p(a))como referencia
e a frequencia de cada um como pesos.
Lembrando que a soma das probabilidades dos cinco
resultados é 1, temos:
p(a)+p(b)+p(c)+p(d)+p(e)=1
--> p(a)+4p(a)+6p(a)+4p(a)+p(a)=1
donde conclui-se que p(a)=1/16 e portanto
p(c)=6p(a)=6/16=3/8.
Se vc observar eh mais facil considerar cada ordenacao
como resultado diferente e assim todas com a mesma
probabilidade de ocorrer.

[]'s Marcos

 --- pichurin <pichurinbr@yahoo.com.br> escreveu: >
Jogar as moedas e obter kkkc ou kkck não é obter a
> mesma coisa?
> Se for a mesma coisa este espaço amostral pode ser
> reduzido, passando de

{kkkk,kkkc,kkck,KKCC,kckk,KCKC,KCCK,kccc,ckkk,CKKC,CKCK,ckcc,CCKK,cckc,ccck,cccc}
> para
> {kkkk,kkkc,kkcc,kccc,cccc}
>
> Desculpem, mas é que não estou entendendo muito bem
> este problema.
>

>  --- pichurin <pichurinbr@yahoo.com.br> escreveu: >
> Mas ao jogar as moedas, obter kkkc ou kkck não é a

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet
http://br.busca.yahoo.com/