[obm-l] Convergência de uma seqüência de matrizes

Olá a todos

Estou trabalhando em um programa ligado a energia elétrica e tenho uma matriz quadrada A, de ordem p, na qual cada termo a_i,j está em [0,1]. Além disto, tenho que a soma de cada coluna da matriz é 1. Embora não seja exatamente isto, é como se A fosse uma matriz de probabilidades de transição de estado, conforme aparece em processos estocásticos.

Com algum algebrismo verificamos que a soma de cada coluna de A2 também é 1, do que concluímos imediatamente que esta mesma condição vale para qualquer potência inteira de A. Não consegui provar matematicamente, mas, com uma planilha Excel, verifico que, se A não contiver zeros ou 1s, então a seqüência (An) converge para uma matriz na qual todas as colunas são idênticas e correspondem a um auto vetor de A associado ao auto valor 1.

Podemos provar matematicamente que isto, de fato, sempre se verifica? Se a matriz contiver zeros (logo, também 1s) então pode não haver converg6encia, certo?

Obrigado

Artur