Re: [obm-l] ----> Questão IME

Eh verdade, foi mal. De A(A^2-kI)=0 so da pra tirar que ou det(A)=0, ou
det(A^2-kI)=0.

Mas me parece que eu nao precisava desse primeiro passo.

Se A+I nao for inversivel, entao (A+I)x=0, para algum x nao nulo. E isto e
equivalente a Ax=-x. Que implica A^3x=-A^2x=Ax=-x.

Mas por outro lado, A^3x=kAx=-kx. Logo, x=kx, o que contradiz k<>1.

Salvador