Re: [obm-l] OBM-u(e essa tal elipse?)(; ;)

On Tue, Oct 29, 2002 at 01:55:31PM -0300, Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet wrote:

> Alo Shine,tudo blz?Bem,eu tava pensando nessa ideia de projetar,mas e essa transformaçao de elipse no eixo da circunferencia(ou o contrario?)?
> Te mais!!!!Ass.:Johann
>  Carlos Yuzo Shine <cyshine@yahoo.com> wrote:Oi Humberto e demais amigos da lista!!
>
> Tudo bem?
>
> Puxa, eu tive a idéia de considerar o produto dos
> auto-valores também, mas como demorei muito no caso
> n=3 (pensei demais nos casos pequenos...), acabei não
> tendo tempo para finalizar a idéia... eu pensei na
> existência de um auto-vetor positivo, mas acabei não
> [...]

Minha solução é a seguinte:

Existe uma transformação projetiva que leva uma elipse no círculo
unitário (aliás basta pegar uma translação seguida de uma transformação
linear). Depois disso existe uma outra transformação projetiva
que mantem o círculo unitário e leva os quatro pontos de interseção
nos vértices de um retângulo com os lados paralelos aos eixos
(de fato, transformações projetivas que respeitam o círculo unitário
funcionam como transformações de Möbius no círculo unitário devidamente
identificado com R pela projeção estereográfica, que aliás também é Möbius).
Com isso as duas elipses são da forma x^2/a^2 + y^2/b^2 = 1.
Agora o problema fica fácil.

Eu mostrei esta solução para o Luciano mas ele acabou não me mostrando
a dele (parece que era mais longa).

[]s, N.