Re: [obm-l] cultura_inútil

 Nao tenho nada contra macetes ou racioncinios
simplistas, desde que se conheça a origem dos mesmos.
 A historia da matematica  (ciencias em geral), mostra
que formalismo é extremamente necessario, isso é algo
que muita gente nao aceita. Esse formalismo comeca
atraves de definicoes que nao precisam de maneira
alguma estarem presas a motivaçoes práticas ou a
resultados obtidos em laboratório. A partir dessas
definiçoes estudamos propriedades da teoria pelo
simples prazer de entende-la, como diria Poincaré.
 E assim se faz a ciencia pura. A partir de seus
teoremas descobrimos ferramentas que possam resolver
problemas considerados aplicados ('Nunca entendi como
sao feitas essas divisões'), resolvendo esses
problemas nao podemos em momento algum esquecer suas
hipóteses, caso contrario cometemos equívocos como
pensar que o numero sqrt(-1) nao existe, ou ainda R^4
nao faz sentido e assim por diante...
 A matemática nao pode prender seu desenvolvimento à
capacidade de imaginação das pessoas. Um teorema nao é
bom ou ruim. Ele é apenas resultado rigoroso de
hipoteses bem feitas.E é nesse rigor que mora a beleza
da Matemática.

Falow, um abraço.

 --- Jose Francisco Guimaraes Costa
<jfgcosta@unisys.com.br> escreveu: > Já que eu comecei
isso tudo, e como minha cultura
> matemática é muito menor do que a média deste forum
> - por favor não comecemos uma discussão de
> formalismos sobre médias - gostaria de conhecer o
> enunciado do Paradoxo da Raiz.
>
> Por outro lado, do alto da minha idade muitíssimo
> maior do que a idade média deste forum - idem -
> concordo integralmente com o N quando ele diz, em
> uma outra mensagem relacionada à minha original, que
> de nada adianta ensinar qualquer coisa a qualquer
> pessoa, se quem está na ponta recebedora do
> conhecimento não consegue vislumbrar a utilidade do
> ensinamento.

> [...]

Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.
http://br.geocities.yahoo.com/