[obm-l] Re: [obm-l] cultura inútil

On Sun, Oct 27, 2002 at 06:42:15PM -0200, Jose Francisco Guimaraes Costa wrote:
> Junto com a edição de domingo do Jornal do Brasil, do Rio, circula a revista
> Domingo, cuja seção Listas da Domingo relaciona a cada semana 10 itens
> co-relacionados.
>
> A Listas da Domingo do domingo passado tinha como título "Dez Coisas que
> Aprendemos na Escola... para Nunca Mais", e como sub-título "Ser aluno até os
> anos 70 era padecer num mar de decorebas inúteis ou de detalhes sem maior
> importância". Entre as decorebas inúteis e detalhes sem importância (o que
> vem entre parênteses é a explicação do autor da lista):

> [...]

Parece que o objetivo da reportagem era mostrar defeitos na educação brasileira.
Isto o autor conseguiu. Incrivelmente bem, se você entendem o que quero dizer.
;-)

Mais seriamente, acho que esta matéria, mesmo que escrita por um idiota
que não sabe do que está falando, pode nos dar material para refletir.
Para demonstrar que números complexos devem ser ensinados no ensino médio,
não basta argumentar que números complexos sejam importantes para um monte
de coisa que o aluno *não sabe*. É preciso que o aluno seja capaz de apreciar
*alguma* utilidade para o que ele está aprendendo naquele momento. Estas
aplicações elementares de números complexos são do conhecimento de todos
os leitores desta lista mas são muito distantes do comum do ensino médio.

O mesmo vale aliás para vários outros tópicos do currículo escolar,
como números primos (para crianças menores) e matrizes. Os alunos
aprendem aquelas coisas sem entender para que servem (talvez muitos
professores também não saibam) e esquecem tudo.

[]s, N.