[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] questões

 gostaria de saber porque a necessidade de multiplicar a
matriz por 1 e também se minha resposta para a segunda
questão está correta.

resposta:
360=2^3*3^2*5
2^3=>3div
3^2=>2div
5^1=>1div
combinando os termos:
2^3 e 3^2=>3*2=6div
2^3 e 5=>3*1=3div
3^2 e 5=>2*1=2div
2^3 e 3^2 e 5=>6+2+3=11div
somando tudo=28div
agora a soma:
2+2^2+2^3=14,3+3^2=12,
(2+2^2+2^3)*(3+3^2)=168
(2+2^2+2^3)*5=70
(3+3^2)*5=60
168*5=840
Somando tudo=1164

Encontre sempre uma linha desocupada com o Discador BOL!
http://www.bol.com.br/discador
Ainda não tem AcessoBOL? Assine já! http://www.bol.com.br/acessobol
Ola Rafael,
1)Multiplique todas a linhas por 1 e some à 1ªlinha.Coloque "em evidencia" o
termo em comum da 1ªlinha.Tendo agora so termos 1 na 1ªlinha faça todas as
colunas menos a 1ª.Calcule agora o det da matriz triangular formada.
2)Fatore 360 que vc encontrara todos os seus divisores naturais...
3)Deixo essa para ser ainda discutida pela lista,ja que o proprio criador da
questao disse q essa questao nao era de combinatoria,mas sim teoria dos
grafos...
                                                     Um abraço,Leonardo

>From: "rafaelc.l" <rafaelc.l@bol.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] questões
>Date: Fri,  4 Oct 2002 21:35:37 -0300
>

>  Por favor, me ajudem nas questões abaixo:
>
>  1) Qual o determinante de uma matriz de ordem n que
>possui zeros na diagonal principal e todos os outros
>elementos iguais a 1?
>  2)quantos são os divisores naturais de 360? qual sua
>soma?
>  3) Naquela questão 7 do IME 2001, das estradinhas, pq
>estaria errado considerar o número de percursos com n
>movimentos como: 3.2^n-2? da cidade A temos 3
> [...]

Converse com seus amigos online, faça o download grátis do MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br