[obm-l] 5 da Ibero 2002

Oi gente!

O que vou escrever revela um pouco do problema 5 da
Ibero, então se você não quiser ler o que vem abaixo,
pare por aqui. Não vou resolver o problema, mas vou
dizer algo sobre ele que pode influenciar quem está
pensando nele. Vou deixar um espaço abaixo, OK? Ah,
sim, o problema 5 da Ibero é:

Dada a seqüência a(n), onde a(1) = 56 e a(n+1) = a(n)
- 1/a(n), provar que existe um k, 1 <= k <= 2002, tal
que a(k) < 0.

OK, acho que já deu para sair da primeira tela do
computador.

No problema 5 da Ibero, dá para trocar o 56 do a(1)
por 62 (pelo menos a solução que fiz dá para 62). Eu
fiz um programinha no computador e vi que o menor
valor inteiro para o a(1) para o qual a(k) >= 0 para
todo k entre 1 e 2002 é 64. Nada mau, né? O meu método
só falha para a(1) = 63... mas acho que dá para
adaptá-lo (meio que na força bruta) para que dê certo.

Não vou dar minha solução por enquanto, para que vcs
possam pensar um pouco também. Na verdade, não é muito
difícil.

[]'s
Shine