[obm-l] Re: [obm-l]Re: [obm-l] Será que ninguém me ajuda???

Será que não ficava melhor escrever as congruências. O  problema é que não sei como escrever os módulos.

Tchau

-----Mensagem Original-----
De: Wagner
Enviado: quinta-feira, 19 de setembro de 2002 17:55
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l]Re: [obm-l] Será que ninguém me ajuda???

Oi pessoal

Em 10 anos existem ou 3652 ou 3653 dias (dependendo do ano inicial)
Chamando o ciclo físico (de 23 dias) de A, o mental (de 29 dias) de B , o emocional (de 33 dias) de C e chamando a n-ésima vez que os ciclos se encontram no máximo de m(n).
Entre m(1) e m(2) existem 23.29.33 dias = 22011 dias (porquê 23,29 e 33 são primos entre si). Logo m(2) só pode acontecer depois dos 10 anos. Então basta verificar se m(1) acontece antes dos 10 anos. Isso se torna complicado porquê o número de ciclos é obrigatoriamente natural, mas se você quer uma estimativa, considerando os encontros como aleatórios, a chance de m(1) estar antes dos 10 anos é 3652,25/22011 que é uma chance de aproximadamente 16,5%

André T.