Re: [obm-l] Incompletudes de Boltman

>From: "Wagner" <timpa@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Incompletudes de Boltman
Isso me parece o Teorema de Godel, mas falta detalhes no enunciado. Na forma
como está enunciado o teorema é falso. Precisamos supor que o conjunto é
consistente (senão prova-se tudo), é recursivo (existe um algoritmo que
permite-nos saber se uma sentença está ou não no conjunto), a linguagem e
axiomática são finitárias (não tem fórmulas ou demonstrações infinitas), e a
teoria é capaz de expressar a aritmética. Talvez Boltman tenha feito alguma
verão um pouco mais geral do Teorema de Godel. Godel supôs que a teoria
fosse w-consistente (omega-consistente), isto é, se for verdade que "existe
um natural n tal que P(n)", então não pode ocorrer que, para cada n fixado,
seja verdade "não P(n)". Parece-me que houve um matemático que eliminou essa
hipótese. Não sei se foi ele (se alguém souber quem é, gostaria de saber).

Send and receive Hotmail on your mobile device: http://mobile.msn.com