[obm-l] Re: [obm-l] uma dúvida de Física.

Ola FELIPE e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Nem uma coisa e nem outra ... A velocidade da Luz ser constante,
independente do movimento da fonte, e um postulado na Teoria da
Relatividade, mas nao foi deste postulado que Einstein DEDUZIU TUDO.

Esse resultado foi considerado um RESULTADO NEGATIVO pois esperava-se que o
interferometro evidenciasse diferencas nas velocidades dos dois raios de
luz, o que seria uma prova indireta da existencia do eter e, com isso,
ficava facil explicar a propagacao das ondas eletromagneticas como uma
pertubacao deste eter.

Este RESULTADO NEGATIVO da experiencia de Michelson ficou sem uma explicacao
plausivel, mas, por esta epoca, Lorentz deduziu suas equacoes para o
fenomeno mas nao apresentou uma explicacao consistente, pois ele implicava
em hipoteses consideradas entao pouco plausiveis e artificiais.

O Genio de Einstein se evidenciou aqui. Ele aceitou o RESULTADO
APARENTEMENTE NEGATIVO da experiencia de Michelson-Morley e mostrou que isto
supunha um tempo nao absoluto, um tempo de cada abservador e que os
conceitos de simultaneidade e correlatos deveriam ser modificados. Dai ele
deduziu as equacoes de Lorentz como consequencias destes postulados.

Foi como na gravitacao. Kepler e Galileu ja haviam descoberto muitas leis
importantes e interessantes, mas eles nao atinaram COM A IDEIA CERTA.
Newton fez isso, e mostrou que a sua hipotese nao so explicava ou deduzia as
leis particulares de Galileu e Kepler como permitia explicar muitas outras
coisas mais. As ideias de Newton, como a de Einstein, eram mais simples e
mais gerais e permitiam deduzir novos fatos que poderiam ser submetidos ao
crivo da experiemntacao, vale dizer, elas preservavam todas as conquistas
anteriores, eram mais simples e fundamentais e alargavam a compreensao
humana.

E sempre assim com toda boa ideia ... Por ser sempre muito simples, e
dificil atinar com ela mas, quando a descobrimos, a claridade e coerencia
que ela da torna-a quase irrefutavel. Voce diz : tem que ser assim ... nao
pode ser de outra forma ... por que eu nao vi isso antes ?

A ideia genial e sempre simples e o poder de compreensao que ela fornece e
um misto de beleza e clareza que quase se impoe a nossa inteligencia.

Voltando a relatividade, as equacoes de Lorentz estao para a relatividade
assim como as leis de Kepler estao para a gravitacao Newtoniana. A
constancia da luz SE TORNOU um postulado porque foi verificado
experimentalmente mas tambem e sobretudo porque de sua adocao foi possivel
explicar todos so fatos controversos de entao.

A relatividade restrita nao e matematicamente complicada. Existem muitos
bons livros. Eu indico dois :

Introducao a relatividade restrita
David Resnick, LTC

Introduction to special relativity
Wolfgang Rindler
Oxford university Press

O segundo e mais completo que o primeiro . Ambos exigem uma Matematica
elementar.

Um abraco
Paulo Santa Rita
1,1911,150902