-----Mensagem Original-----
De: kenji yoshitaki
<kenji@economics.zzn.com>
Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Enviada em: Sexta-feira, 13 de Setembro de 2002 10:05
Assunto: Re:[obm-l] circuito IME

> Rafel,
> Bom,não quis de maneira alguma subestimar a competencia dos cursos do ime
e do ita, mas o fato de serem instituiçoes militares restringe muito o
relacionamento( e convenios) com as várias empresas do ramo da engenharia e
serviços em geral. Isso sem contar as restriçoes academicas com áreas de
humanas.
> Em relaçao aos meus colegas daqui da poli, um fez mais um semestre de
curso lá , e outro só fez alguns meses, ambos decidiram fazer cursinho de
novo pra entrar aqui, pq segundo eles nao compensava ficar mais dois anos
naquela historia de trabalhar pro exercito depois da formatura. E tb por
causa da crise que o exercito , aeronautica passam.. nao possibilatava
grandes investimentos na estrutura dos cursos tanto do ime como do ita.
Tenho um tio que é da embraer e da aula no ita, ele confirma tudo, na época
dele o ita nao tinha dinheiro pra nada...
>  Nao sei pra que área vc vai , mas cursos como engenharia eletrica e
computaçao , vc deve saber que a Unicamp , por exemplo, é a melhor da
america latina.. Isso por que os investimentos nao vem apenas do governo ,
assim como aqui na poli, as empresas fazem parcerias que elevam a estrutura
dos cursos por meio de investimentos.

> E sobre o nível do curso , eu tb pensava que era maior no ita e ime, mas
depois vi o quão dificil é fazer ( bem feito) um curso de engenharia, pq na
verdade quem faz o nível é o próprio aluno. Depende apenas dele mesmo buscar
conhecimento e investir na sua formaçao.Isso vale tambem, buscar o "saber"
até mesmo em assuntos como história e geografia, porque nessa geraçao que
passamos, a sabedoria é o  maior valor que alguem pode ter. Quem dessa lista
é engenheiro, matemático,etc..., deve saber o que estou dizendo.