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Re: [obm-l] TESTE



Não se deve levar para esse lado.

Deboche certamente não é. Uma brincadeira, pode ser; mas o que não é,
dependendo da forma como se olha?

JF


-----Mensagem Original-----
De: Felipe Villela Dias <f_d@rjnet.com.br>
Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Enviada em: Quinta-feira, 12 de Setembro de 2002 10:13
Assunto: Re: [obm-l] TESTE


> Laurito,
> acredito que você tenha toda razão. Mas o que eu quero dizer é que
> aparentemente, a pessoa que formulou essa questão não tinha outra intenção
> que não o deboche. Era pra ser uma piada... o e-mail que recebi continha
um
> texto antes perguntando algo do tipo "você é bom de matemática?",
desafiando
> as pessoas a quebrarem a cabeça quanto a isso. No final a resposta vinha
em
> tom de deboche, com gargalhadas ao lado.
>
> Abraços
>
> ----- Original Message -----
> From: "Laurito Alves" <lauritoalves@hotmail.com>
> To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> Sent: Thursday, September 12, 2002 7:43 AM
> Subject: Re: [obm-l] TESTE
>
>
> > Felipe,
> >
> > Discordo de vocÊ. Essa é uma questão matemática cuja resposta você
aceita
> > que é 200 pois lhe é apresentada uma lei de formação da sequencia que
você
> > supõe simples e plausível.
> >
> > Matematicamente falando qualquer alternativa apresentada, na realidade
> > qualquer outro número, poderia ser o próximo termo da sequencia e é
> possível
> > apresentar a lei de formação que comprove isso.
> >
> > Laurito
> >
> >
> > >From: "Felipe Villela Dias" <f_d@rjnet.com.br>
> > >Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> > >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > >Subject: Re: [obm-l] TESTE
> > >Date: Wed, 11 Sep 2002 23:01:37 -0300
> > >
> > >Acho que toda essa discussão é inútil... já tinha essa questão não
passa
> de
> > >uma brincadeira que as pessoas repassam via -e-mail. Há muito tempo
> recebi
> > >esse e-mail e tinha como resposta correta 200, pq começa com D. É uma
> > >brincadeira, não uma questão matemática.
> > >----- Original Message -----
> > >From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
> > >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > >Sent: Wednesday, September 11, 2002 10:27 PM
> > >Subject: Re: [obm-l] TESTE
> > >
> > >
> > > > Descobri porque minha neta, que está na classe de alfabetização aqui
> no
> > > > Brasil e que portanto, segundo o N, deveria resolver o problema com
> > > > facilidade, não o resolveu.
> > > >
> > > > É fato conhecido por educadores e psicólogos - e ambos têm lindas
> > >teorias
> > > > para isso - que não interessa quão distante alguém fica de sua
lingua
> > > > nativa, isto é, a lingua em que aprendeu a falar, para contar e
fazer
> > >contas
> > > > só ela é utilizada. É como se a unidade aritmética do cérebro não
> > >pudesse
> > > > ser reprogramada.
> > > >
> > > > Para minha neta, 16 é "seize", e seize não começa com "D".
> > > >
> > > > JF
> > > >
> > > > ----- Original Message -----
> > > > From: "Afemano" <afemano@uol.com.br>
> > > > To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > > Sent: Wednesday, September 11, 2002 8:06 PM
> > > > Subject: Re: [obm-l] TESTE
> > > >
> > > >
> > > > > Resposta :
> > > > > 200
> > > > > Todos os números começam com a letra "D"...
> > > > >
> > > > > Falou !!!
> > > > >
> > > >
> > > > ----- Original Message -----
> > > > From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
> > > > To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > > Sent: Wednesday, September 11, 2002 4:42 PM
> > > > Subject: Re: [obm-l] TESTE
> > > >
> > > >
> > > > > Passei o problema para minha neta, que está na turma de
> alfabetização
> > >(no
> > > > > Brasil, embora ela tenha nascido em Lyon, cidade onde o N já
> > >trabalhou),
> > > > mas
> > > > > ela não conseguiu resolver.
> > > > >
> > > > > O problema não é difícil apenas para matemáticos. Também é para
> > > > engenheiros,
> > > > > como eu.
> > > > >
> > > > > Resumindo - qual a solução?
> > > > >
> > > > > JF
> > > > >
> > > > > -----Mensagem Original-----
> > > > > De: Nicolau C. Saldanha <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
> > > > > Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > > > Enviada em: Quarta-feira, 11 de Setembro de 2002 15:05
> > > > > Assunto: Re: [obm-l] TESTE
> > > > >
> > > > >
> > > > > > On Wed, Sep 11, 2002 at 03:01:50PM -0300, Hely Jr. wrote:
> > > > > > > Observem a sequência abaixo:
> > > > > > >
> > > > > > > 2 - 10 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 ......
> > > > > > >
> > > > > > > E agora, respondam: qual o próximo número da sequência???
> > > > > > >
> > > > > > > a) 20
> > > > > > > b) 22
> > > > > > > c) 175
> > > > > > > d) 200
> > > > > > >
> > > > > > > Existe alguma pegadinha neste exercício?
> > > > > >
> > > > > > Existe. Este problema é fácil para turmas de alfabetização (no
> > >Brasil!)
> > > > > > mas difícil para matemáticos... ;-)
> > > > > >
> > > > > > []s, N.
> > > > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> >
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> > > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > > > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > > O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
> > > >
> >
>=========================================================================
> > > >
> > >
> > >
> > >---
> > >Outgoing mail is certified Virus Free.
> > >Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
> > >Version: 6.0.386 / Virus Database: 218 - Release Date: 9/9/2002
> > >
> >
>=========================================================================
> > >Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > >http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > >O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
> >
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> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
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> Outgoing mail is certified Virus Free.
> Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
> Version: 6.0.386 / Virus Database: 218 - Release Date: 9/9/2002
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> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
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O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
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