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Re: [obm-l] TESTE



Laurito,
acredito que você tenha toda razão. Mas o que eu quero dizer é que
aparentemente, a pessoa que formulou essa questão não tinha outra intenção
que não o deboche. Era pra ser uma piada... o e-mail que recebi continha um
texto antes perguntando algo do tipo "você é bom de matemática?", desafiando
as pessoas a quebrarem a cabeça quanto a isso. No final a resposta vinha em
tom de deboche, com gargalhadas ao lado.

Abraços

----- Original Message -----
From: "Laurito Alves" <lauritoalves@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, September 12, 2002 7:43 AM
Subject: Re: [obm-l] TESTE


> Felipe,
>
> Discordo de vocÊ. Essa é uma questão matemática cuja resposta você aceita
> que é 200 pois lhe é apresentada uma lei de formação da sequencia que você
> supõe simples e plausível.
>
> Matematicamente falando qualquer alternativa apresentada, na realidade
> qualquer outro número, poderia ser o próximo termo da sequencia e é
possível
> apresentar a lei de formação que comprove isso.
>
> Laurito
>
>
> >From: "Felipe Villela Dias" <f_d@rjnet.com.br>
> >Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> >Subject: Re: [obm-l] TESTE
> >Date: Wed, 11 Sep 2002 23:01:37 -0300
> >
> >Acho que toda essa discussão é inútil... já tinha essa questão não passa
de
> >uma brincadeira que as pessoas repassam via -e-mail. Há muito tempo
recebi
> >esse e-mail e tinha como resposta correta 200, pq começa com D. É uma
> >brincadeira, não uma questão matemática.
> >----- Original Message -----
> >From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
> >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> >Sent: Wednesday, September 11, 2002 10:27 PM
> >Subject: Re: [obm-l] TESTE
> >
> >
> > > Descobri porque minha neta, que está na classe de alfabetização aqui
no
> > > Brasil e que portanto, segundo o N, deveria resolver o problema com
> > > facilidade, não o resolveu.
> > >
> > > É fato conhecido por educadores e psicólogos - e ambos têm lindas
> >teorias
> > > para isso - que não interessa quão distante alguém fica de sua lingua
> > > nativa, isto é, a lingua em que aprendeu a falar, para contar e fazer
> >contas
> > > só ela é utilizada. É como se a unidade aritmética do cérebro não
> >pudesse
> > > ser reprogramada.
> > >
> > > Para minha neta, 16 é "seize", e seize não começa com "D".
> > >
> > > JF
> > >
> > > ----- Original Message -----
> > > From: "Afemano" <afemano@uol.com.br>
> > > To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > Sent: Wednesday, September 11, 2002 8:06 PM
> > > Subject: Re: [obm-l] TESTE
> > >
> > >
> > > > Resposta :
> > > > 200
> > > > Todos os números começam com a letra "D"...
> > > >
> > > > Falou !!!
> > > >
> > >
> > > ----- Original Message -----
> > > From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
> > > To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > Sent: Wednesday, September 11, 2002 4:42 PM
> > > Subject: Re: [obm-l] TESTE
> > >
> > >
> > > > Passei o problema para minha neta, que está na turma de
alfabetização
> >(no
> > > > Brasil, embora ela tenha nascido em Lyon, cidade onde o N já
> >trabalhou),
> > > mas
> > > > ela não conseguiu resolver.
> > > >
> > > > O problema não é difícil apenas para matemáticos. Também é para
> > > engenheiros,
> > > > como eu.
> > > >
> > > > Resumindo - qual a solução?
> > > >
> > > > JF
> > > >
> > > > -----Mensagem Original-----
> > > > De: Nicolau C. Saldanha <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
> > > > Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > > Enviada em: Quarta-feira, 11 de Setembro de 2002 15:05
> > > > Assunto: Re: [obm-l] TESTE
> > > >
> > > >
> > > > > On Wed, Sep 11, 2002 at 03:01:50PM -0300, Hely Jr. wrote:
> > > > > > Observem a sequência abaixo:
> > > > > >
> > > > > > 2 - 10 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 ......
> > > > > >
> > > > > > E agora, respondam: qual o próximo número da sequência???
> > > > > >
> > > > > > a) 20
> > > > > > b) 22
> > > > > > c) 175
> > > > > > d) 200
> > > > > >
> > > > > > Existe alguma pegadinha neste exercício?
> > > > >
> > > > > Existe. Este problema é fácil para turmas de alfabetização (no
> >Brasil!)
> > > > > mas difícil para matemáticos... ;-)
> > > > >
> > > > > []s, N.
> > > > >
> > >
> > >
> > >
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> > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
> > >
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> >
> >
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> >Outgoing mail is certified Virus Free.
> >Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
> >Version: 6.0.386 / Virus Database: 218 - Release Date: 9/9/2002
> >
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> >Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> >http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> >O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
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