Re: [obm-l] Re-probabilidade

----- Original Message -----
From: Nick <fnicks@uol.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>; <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Saturday, September 07, 2002 5:46 PM
Subject: Re: [obm-l] Re-probabilidade

> [...]
> teremos  tres  possibilidades em que o inspetor prenderá o mais  baixo ,
> independente de qual ordem saem os outros do edifício.3)Nas  situações em
> que os dois primeiros  a sairem  são : (3,4)ou (3,5)  teremos  um total de
> 8 ( 4 para cada)  possibilidades em o inspetor  prenderá alguém , 1 ou 2.
> 4)na situação (4,5) teremos tres casos em o inspetor prenderá alguém  .
> Como há  entre todos esses casos  8 possibilidades em em ele prenderá o
> mais  baixo ,teremos  como probabildade 8/18 . Ou  será  que  na  situação
> (1) deverei contar 24 casos ?  Estopu errado ?

  Olá Nick, eu acho que sua etapa 1 esta correta, vc começou a se complicar
a partir do número 3 (ou talvez eu não tenha entendido) e outro problema foi
que vc procurou encontrar as diversas possibilidades e esqueceu de
multiplicar por suas probabilidades, consulte a resposta do Rafael Baião que
esta dentro dessa linha de raciocínio e é bonita, bom eu procurei fazer por
arranjo, a solução fica feia mas ai vai:

     Bom  P(p/n) = probabilidade do chefe ser preso dado que ele estava na
posição n.

P(p/1) = 0
P(p/2) = 0
P(p/3) = 1
P(p/4) = 1 - 3!/4! (P(2 preso sendo q 1 esta na 4º)) - 2/4! (P(3 ser preso
com 1 na 4º)) = 2/3
P(p/5) = 2. 3!/4! (1 só vai preso estando na 5º posição se 2 tiver passado
entre os dois primeiros.)

P(p) = P(1).P(p/1) + ... + P(5).P(p/5) = 13/30.

Danilo Artigas.