Re: [obm-l] Dúvida

> Olá colegas da lista,
>
> Estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar:
>
> Suponha uma seqüência de números reais, crescente, tal que a
diferença entre termos sucessivos vai a zero.
> Será que existe um limite finito para essa seqüência?
>
> Muito obrigada,
>
> Carol

Não Carol, não necessariamente. Considere, como contra-exemplo, a
sequência de números reais dada por (L(n)) one L é o log natural. É
imediato que esta sequência tende ao infinito. No entanto, temos que L
(n+1) - L(n) = L(1+1/n) Quando n vai para infinito, 1+1/n tende a 1 e L
(1+1/n) tende a ZERO.

Observe qe a condição que vc apresentou NÃO garante que tenhamos uma
seq. de Cauchy. Não basta que a diferença entre termos consecutivos
tenda a zero. Por definição, (x(n) é de Cuchy se, dado qualquer eps >0,
existir um natural k (em princípio, dependente de eps) tal que |xm -
xn| <eps para QUAISQUER naturais m,n >= k. Logo, não podemos admitir
qualquer relação pré-fixada entre m e n. No caso que vc apresentou, a
condição só vale se m = n+1, logo,  NÃO temos uma seq. de Cauchy.

Lembro que, nos espaços métricos completos, uma seq. é convergente se,
e somente se, for de Cauchy.

Abraços
Artur

PEN Internet - o 1º Provedor do DF com anit-virus no servidor de e-
mail!