Re: [obm-l] Livre de Quadrados

Oi Rubens,

Vamos fatorar um número n livre de quadrados:

n=2^a 3^b 5^c 7^d ... (a,b,c,d...>=0)

Se tivéssemos algum dos expoentes (a,b,c,d,etc) maior que 1, um quadrado
maior que 1 dividiria n, absurdo. Logo todos os expoentes são 0 ou 1, o que
prova a parte (a).

Para (b), seja m^2 o maior quadrado que divide n. Então n=m^2 k. Veja que
nenhum quadrado divide k,
logo k é livre de quadrados.

Bruno Leite
http://www.ime.usp.br/~brleite