[obm-l] Re: [obm-l] Uma mãozinha

>From: "Bruno" <stan84@uol.com.br>
>To: "OBM-L" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Uma mãozinha
>Date: Tue, 13 Aug 2002 20:50:38 -0300
>

>   Olá amigos,
>Alguém poderia me ajudar nesse outro exercício do IME?
>" Calcule a soma dos números entre 200 e 500 que são múltiplos de 6 ou de
>14, mas não simultaneamente múltiplos de ambos."
>
>Obrigado
>BRUNO

Olá Bruno,tudo em cima?!

Apenas indicarei a soluçao e se mesmo assim nao conseguir vislumbra-la me
retorne um e-mail...

Primeiramente encontre entre 200 e 500 o menor multiplo de 6 e 14 e depois o
maior multiplo 6 e 14, pois fazendo isto vc estara encontrando o primeiro
termo e o ultimo termo de duas P.A´s, uma de razao 6 e outra de razao
14.Tendo as os termos gerais das P.A´s e maos vc estara apto a encontrar
todos os termos que sao multiplos de 6 e 14, e tera apenas mais um
probleminha a resolver...
...olhando para as duas P.A´s vc vera termos que aparecem nas duas,ou seja
se vc simplesmente somar uma com a outra vc estara somando termos a mais, e
para contornar este problema vc montara uma outra P.A que contenha todos
esses termos da mesma maneira como vc montou as duas primeiras P.A´s.Entao
vc somara o resultado as duas primeiras P.A´s e subtraira nao uma vez,mas
sim duas vezes o resultado da terceira P.A. pois no enunciado ele explicita
que nao seja multiplo de ambos.

                                               Um abraço,Leonardo

MSN Photos é a maneira mais fácil e prática de editar e compartilhar sua
fotos: http://photos.msn.com.br