elevando ao quadrado temos:

sqrt[x-2]+2=(x-4)^2
sqrt[x-2]=(x-4)^2-2

elevando de novo ao quadrado:
x-2=[(x-4)^2-2]^2

que é o mesmo que a equação:

x^4-16.x^3+92.x^2-225.x+198=0

troque x por y+u,

e encontre u tal que o termo com y^3 desapareça:

vc encontrará u=4 e a equação fica:

y^4-4.y^2-y+2=0

que é bem fácil de ver que uma das raizes é y=2 => x=6.

vc ainda pode achar as raizes desta equação diretamente, fazendo:

y^4+(-4+alfa).y^2+2+beta=alfa.y^2+y+beta

(só somei alfa.y^2+beta dois dois lados e passei o y pro outro lado)

agora vc impõem que o delta dos dois lados da igualdade seja nulo: (delta=b^2-4.a.c),
pois daí vc poderá extrair a raiz quadrada dos dois lados e obterá as 4
raízes.

para encontrar alfa e beta vc cairá em uma equação de terceiro grau para
alfa.. que sempre terá pelo menos uma raiz real..

até
Gabriel Haeser
www.gabas.cjb.net