Re: [obm-l] unicidade de polinomios

Sauda,c~oes,

A demonstração que conheço e que está no
livro de Indução que escrevi (problema 95)
é meio delicada.

Começa assim: Demonstre o seguinte teorema:

um polinômio p(x) é identicamente nulo se, e somente se,
todos os seus coeficientes são nulos.

Observação: diz-se que um polinômio p(x) é identicamente nulo
se, e somente se, p(x)=0 para todo x.

Tendo demonstrado o teorema, cito e demonstro dois corolários.

1) dois polinômios p(x) e q(x) são idênticos se, e somente se,
eles têm o mesmo grau e os coeficientes das potências de
mesmo grau em x são iguais.

2) seja p(x) o polinômio a_nx^n + .... + a_1x + a_0. Então, podemos
escrever p(x) como p(x)=a_n(x-r_1)....(x-r_n), onde os r_i são
as raízes de p(x).

Este resultado depende do resultado do problema 92. O uso
do teorema do problema 95 é concluir que a_n tem que ser
a_n (por ser o coeficiente de x^n nos dois polinômios).

[]'s
Luis