Re: [obm-l] A Intuicao Matematica

Segundo leibnitz(que desenvolveu em paralelo a newtow
o calculo integral e diferencial) existem verdades que
são inatas  ao espírito(o individuo já nasce com elas,
ver "Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano" de sua
autoria ) o que explicaria porque a lógica "é lógica"
e porque individuos soubessem da verdade de certas
conjecturas sem prova-lás.Concordo com Paulo quando
fala do emocional , ele é uam das peças chaves do
sentir e vibrar com certas inferencias e
conclusoes(aliás em lógica existe uma técnica
interessante chamada dedução natural que tenta imitar
as regras de inferencia do homem).Essas questões são
interessantes também no âmbito da inteligencia
artificial.Criariamos máquinas com emoções e
intuições???Qual lógica trataria de tal coisa???Uma
das limitações da lógica é imposta pelo Teorema da
incompletude de Godel , máquinas nao seriam capazes de
lidar com isso mas nós humanos compreendemos e até
brincamos com estas loucuras(a lembrar  o paradoxo de
Russel do barbeiro) que me leva a conjecturar(que
lógica é essa?) que somos muito mais que meras
máquinas computacionais .
Eu não posso ser provado.

 --- Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com> escreveu: >
Ola Duda e demais
> colegas desta lista,
>
> Eu nao sei responder a pergunta que voce fez abaixo,
> mas acredito que a
> intuicao matematica esta para a mente de um
> matematico assim como a intuicao
> sensivel esta para a mente humana ...
>
> Quando voce olha para um objeto voce IMEDIATAMENTE
> deduz varias propriedades
> SEM USAR NENHUM RACIOCINIO MEDIADOR. Por exemplo,
> voce tem uma IDEIA
> INSTANTANEA ( INTUICAO SENSIVEL ) do tamanho, da
> cor, da forma, da
> proximidade dele para com outros objetos, etc. Todos
> [...]
=== message truncated ===

Yahoo! Encontros
O lugar certo para você encontrar aquela pessoa que falta na sua vida. Cadastre-se hoje mesmo!
http://br.encontros.yahoo.com/