[obm-l] Re: Aumento de corda

On 19 May 2002 at 11:51, Adherbal Rocha Filho wrote:

>   mais um probleminha:
> suponha q a Terra eh uma esfera e que uma corda está amarrada ao redor da
> linha do equador.Agora suponha que esta corda eh aumentada em um metro
> ,formando uma circunferencia maior,qual será a distancia entre a superficie
> da Terra e a corda? E se eu fizesse o mesmo pra uma bola de futebol,qual
> seria a distancia?
>
> valeu!
> []´s
> Adherbal

Aloha manos!

O primeiro comprimento da corda eh C = 2*P	i*R
O segundo eh C+1 = 2*Pi*R'
O que ele quer saber eh a diferenca entre o primeiro raio e o novo
raio, ou seja, a distancia da corda a superficie da Terra.

Entao:
Dist = R' - R  | Dist = (C+1)/2*Pi - C/2*Pi
Dist = 1/2Pi

Para a bola a distancia seria a mesma, jah que a resposta nao depende
de nenhuma variavel.

Agora, eu gostaria de questionar uma coisa: como a distancia da corda a
bola e da corda a Terra podem ser iguais?

Supoe-se que a corda que na qual a Terra estah envolta seja monstruosamente
grande, e que a corda que envolve a bola seja bem pequena. Como um acrescimo
igual as duas pode resultar numa distancia igual?

Para a corda da bola o aumento foi de talvez 100%, jah para a corda da Terra eh
algo tipo 0,000.. trocentos zeros... 0001%...