Re: [obm-l] Exercicios - Olimpiada.

> Como
> :
> digitos ) posso dividir

> Discriminante e :

> em que o discriminante e
> inteiro positivo. Isso vai me
> problema.

Oi Pessoal!

Na curiosidade, vou achar os tais números e percebi
que tinha um pequeno equívoco na resolução, só um
sinalzinho de mais trocado por um de menos. Segue a
correção e já aproveito para mandar as respostas:

1) Considere os números formados por 2 dígitos tais
que a
multiplicacao do número formado por a e b pela soma
dos dígitos
seja igual a soma do cubo dos digitos.
Quantos e quais são esses números ?

[...]

10a + b = a² - ab + b²

reduzindo os termos semelhantes

a² - (10 + b).a + b² - b = 0
**(o sinal foi trocado aqui acima, no 10 + b)**

E isto e UMA EQUACAO DO 2 GRAU LITERAL em "a". O
Discriminante e :

(10 + b)² - 4*(b² - b)

Simplificando fica : -3b² + 24b + 100

[...]
b = 1, 7, 8