Re: [obm-l] geometria

On Thu, May 09, 2002 at 01:56:23PM -0300, Paulo Rodrigues wrote:

> :
> : Se nao me engano, esse problema foi dado ao Nicolau quando ele ganhou a
> : IMO, pelo Figueiredo, entao presidente na epoca. So que no "original" era
> : um cavalo. Manchete da folha do dia seguinte: "Nicolau resolve problema do
> : cavalo do presidente"... Pra quem e novo, o Figueiredo era realmente meio
> : estupido, pelo menos muitas declaracoes dele eram.
> :
> : Abraco,
> :
> : Salvador
>
> Acho que foi o Ralph e não o Nicolau.

Foi o Nicolau sim, mas não foi quando ganhei a IMO (foi mais tarde).
E acho que a tal manchete não saiu realmente assim, acho que só rolou
a piada. O Figueiredo adorava cavalos.

O problema não admite solução explícita. Você deve escrever a fórmula
para a área da região atacada pelo herbívoro em função do comprimento
da corda e escrever uma equação.

[]s, N.