Re:[obm-l] ajuda importante

Olá pra tdos da lista, essa é a primeira vez q eu
escrevo. Adherbal, se encontrar qqer erro, perdoe-me.

1) primeiro eu supus q a quadra eh um quadrado d lado "a".
Dai achei uma relacao entre as velocidades do homem e da
mulher:

Vh - velocidade do homem
Vm -     "      da mulher
t  - tempo pra dar uma volta completa na quadra

Vh = 4*a/t

Como a mulher ultrapassa o homem 2 vezes e chega no mesmo
instante q ele no ponto inicial, concluimos q ela dah 3
voltas na quadra.

Vm = 12*a/t

Tirando o valor d "t" em qqer das expressoes e jogando na
outra expressao, temos q "Vm = 3.Vh" . Dai chegamos
facilmente a conclusao q a mulher ultrapassa o homem 3
vezes qdo ela corre em sentido contrario.

2) Como estah dito no problema, o bode come metade da
grama, entao a situacao eh a seguinte: jah q o bode estah
preso a uma corda e esta está presa a um dos vertices do
quadrado, a area de atuaçao do bode (entenda-se a area q
o bode pode chegar e comer a grama) eh um quarto de
circulo. E como está enunciado no problema: o bode come
metade da grama, logo:

A - area q o bode come
r - tamanho da corda em q o bode está preso

A=(pi*r^2)/4

e como A=50, chegamos à aproximaçao r=6,37m

3) Eh facil aceitar q para o poligono poder ser
rotacionado de 40 graus
e depois de 60 graus, sabendo q isso se refere ao angulo
interno, eh facil
de aceitar q o angulo interno real desse poligono eh
divisor tanto de 40
qto de 60. Dai, para sabermos o numero minimo de lados do
poligono, basta
saber o mdc de 40 e 60, q eh 20, logo, o angulo interno
do poligono eh 20 graus,
q o força a ser o poligono regular de 18 lados.

Quer ter seu próprio endereço na Internet?
Garanta já o seu e ainda ganhe cinco e-mails personalizados.
DomíniosBOL - http://dominios.bol.com.br