Re: [obm-l] SAC

Quando V faz um empréstimo V se compromete a pagar a quantia que foi
emprestada (capital) acrescida de juros. Dessa forma, as parcelas do
pagamento são compostas de duas partes: uma amortiza, isto é, paga, o
capital que foi emprestado, e a outra paga os juros. A forma mais usual de
pagamento é utilizando a Tabela Price, onde o valor das parcelas é
constante, de forma que os componentes de cada parcela - capital e juros -
variam ao longo do tempo. A outra forma de pagamento é o SAC (Sistema de
Amortização Constante), onde a parte de amortização do capital é a mesma em
todas as parcelas, variando a parte correspondente aos juros, fazendo com
que o valor total das parcelas diminua com o tempo.

O SAC é utilizado aqui no Brasil para pagamento de hipotecas, que são
empréstimos com prazos de pagamento muito longos. O problema nosso é que
existe correção monetária do capital (hoje disfarçada sob o nome de TR), com
critérios diferentes para o reajuste do saldo devedor e do valor da
prestação, fazendo com que, ao se contratar um empréstimo, não se tenha a
menor idéia do que vai ser o valor da prestação uns poucos anos depois. Alem
disso, ao se pagar a última parcela em geral ainda existe um saldo devedor -
capital não amortizado - impossível de ser pago.

Se V vai comprar um imóvel com financiamento da Caixa Econômica - que é o
único agente que está fazendo empréstimos para compra de imóveis - faça
simulações muito realistas para ver se vai poder pagá-lo. Em geral não
poderá!

JF