[obm-l] infinito

Com toda humildade que é devida a um não matemático ao tratar de matemática
num forum sobre matemática, eu diria que "infinito" é um número - ou
"objeto" como colocado pelo N - real. As perguntas que se põem são "por que
não seria?" e "se não é, o que é?".

Seja lá o que for, a pergunta é muito antiga e o assunto vem ocupando mentes
de filósofos, teólogos e matemáticos há muitos séculos. Galileu Galilei
(1564-1642) e Georg Cantor (1845-1918) entre eles. Este último apresentou um
método de investigação do conceito de infinito em "Über eine Eigenschaft des
Inbegriffes aller reelen Zahlen" (Sobre as Propriedades Características de
Todos os _Números Reais_  [o grifo é meu]), publicado em 1874, e seus
estudos sobre o assunto culminaram com a publicação de "Beiträge zur
Begründung der transfiniten Mengenlehre" (Contribuições para o
Estabelecimento da Teoria dos Números Transfinitos), no Matematische
Annalen, entre 1895 e 1897.

JF

PS: (N não pode ler este PS, porque se o fizer eu corro o sério risco de ser
expulso deste forum por reincidência após advertência).
Cantor criou o conceito de conjuntos infinitos numeráveis e não-numeráveis.
Para provar que o conjunto dos números reais é infinito e não-numerável, ele
escreve (ou representa) todos os números reais >=0 e <=1 como uma "expansão
decimal infinita". Lá pelas tantas da demonstração ele diz textualmente:
"1=0,999...".