Re: [obm-l] Re: [obm-l] números

----------
>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] Re: [obm-l] números
>Date: Sat, Apr 27, 2002, 3:24 PM

> Isto é puramente uma questão de definição/linguagem.
> A definição que me parece ser a mais útil e talvez a mais comum
> é incluir 0 entre os naturais. Se você desejar evitar ambiguidades
> fale do conjunto dos inteiros positivos ou dos inteiros não negativos.

Os livros didaticos brasileiros incluem o 0 no conjunto dos naturais.
Mas nao sao coerentes com essa definicao. Quando abordam as progressoes,
aritmetica e geometrica, falam de uma sequencia cujo termo geral eh
a_n onde n eh natural. Mas sempre comecam a sequencia por a_1.
Como disse o Nicolau, isto eh apenas uma questao de definicao.
A duvida dos alunos se deve ao fato que os livros consideram os
naturais ora com o zero, ora sem o zero.