[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Filosófica... [LONGO E CATASTRÓFICO]

1)se você considerar massa como sendo quantidade de matéria, como o volume
duplicou, e todos os referenciais também, calculando a nova densidade usando
como referencial o universo de ontem à noite:

d = m/(2v)

como hoje de manhã o referencial já é outro, e esse volume (2v) já é
considerado normal (v), eu posso interpretar essa relação dessa forma:

d = (m/2) / v

considerando como se a massa real tivesse diminuido (interpretando massa
como quantidade de matéria, não seria difícil provar isso), como o que mudou
nos sistemas de referência foi só o comprimento e seus derivados, podemos
dizer que a energia e a massa (conseqüentimente) não mudaram em relação à
ontem, como:

E = mv^2 / 2

se a massa caiu pela metade as velocidades devem ter subido 2^(1/2) vezes
para equilibrar.

2) como :

V = S / T

se o referencial de S foi multiplicado por 2^(1/3), e o de T permaneceu,
podemos dizer que todas
as velocidades cairam 26%!  O que contradiz o 1!

(na verdade eu não entendo essa contra dição
pois p = m * v (p=momento linear), considerando que o momento permaneceria
constante p = p' = m' * v'
 e v' = v*(2^-1/3) .:. p' = m * v * 2^(-1/3) = m*2^(-1/3)*v = m' * v, logo a
massa dos corpos teria ficado 26% menor
também contradizendo o 1)

3) É bom lembrar que todos os referenciais de espaço mudaram, mas tudo que
depende deles e de mais outras coisas que não mudaram sofreu alterações. Ex:

define-se peso como sendo a força exercida pela Terra sobre um corpo, pode
ser calculado por:

F = (GMm)/d^2

se só a distância mudou, a força também mudou, logo todos os corpos ficaram
multiplicados por 0,6299605249474 (1/(2^(2/3))) ou seja, todas as forças
ficaram quase 37% menores, logo todas as balanças passariam a indicar pesos
37% menores, isso poderia ser extendido para as forças coulômbicas (entre
corpos carregados) logo as forças que unem prótons e elétrons seriam
enfraquecidas o que modificaria todas as propriedades de todas as
substâncias que conhecemos! PS: Na verdade segundo a mecânica quântica os
elétrons não estão ligados ao núcleo por simples forças coulômbicas, mas as
conseqüencias continuariam sendo catastróficas pois também há as forças
entre as moléculas.

e mais como nós não teríamos que comprovar que a massa das coisas mudou nós
sairíamos por aí mudando todas as constantes físicas conhecias embaralhando
toda nossa física!

4) Outro efeito disso seria sobre as ondas eletromagnéticas, como:

V = kf ( k = comprimento de onda)

se a velocidade da luz mudou, f também teria de mudar (acho que não haveria
alteração em k) logo todas as cores e sons que conhacemos teriam mudado, já
que as substâncias em nossos olhos que reconhecem as cores não teriam
mudado. Os sons também mudariam causando uma grande confusão e desconforto
para o nosso cérebro, que teria de reaprender tudo.

 5) Se é para falar de corpo humano as menssagens perderiam parte da
velocidade de transmissão para o cérebro (há nervos que transmitem à 10m/s)
e nosso coração bateria mais lentamente já que depende de estimulação, e o
sangue correria mais lentamente, causando uma diminuição da temperatura e
metabolismo corporais. Outro efeito seria a menor eficiência da digestão
(que também depende de estimulação) diminuindo a eficiência da absorção dos
nutrientes.

6) O sol começaria a enviar menos calor para a terra, já que com menos massa
de combustível (Hidrogênio) o rendimento também cairia

7) Outro efeito seria o aumento na dificultade da ocorrência das reações
químicas já que a energia cinética média das moléculas diminuíria fazendo
com que fosse necessário fornecer mais energia para que as reações
acontecessem.

Em resumo: para saber se realmente o universo duplicou é só verificar uma
dessas variáveis entre muitas outras (qualquer coisa que indiretamente
dependa da distância), claro se a vida no universo durasse o bastante para
essa
constatação.

Respondendo ao e-mail do Rogerio (esse aí em baixo) como os fótons são muito
poquenos nós os consideramos como ponto material, ou seja uma partícula
cujos comprimentos são desprezíveis em relação ao comprimento da trajetória,
se um fóton duplicar seu tamanho ainda será muito pequeno. Outra observação
é que sendo também energia em movimento e conseqüentemente uma onda, assim
como um elétron, de acordo o princípio da incerteza de heisenberg não há
como localizá-lo com precisão suficiente para diferenciá-lo de um fóton que
tenha o dobro do seu volume.

Por favor, se eu estiver falando besteira me corrijam!!!