En: [obm-l] Como Fazer isso, caro engenheiro?

Quando a esfera está no alto do plano inclinado, estando parada, ela só tem energia potencial:

(energia potencial) = (peso) x (altura, medida na vertical)

onde

(peso) = (massa) x (aceleração da gravidade: 9,8 ms^2)

Em um ponto qualquer do plano, a esfera perdeu energia potencial e ganhou energia de rotação e energia cinética. Pela Primeira Lei da Termodinâmica, a energia total permanece constante. Logo,

(perda de energia potencial) = (energia de rotação) + (energia cinética)

onde

(perda de energia potencial) = (peso) x (distância percorrida na vertical)

(energia de rotação) = f(momento de inércia)

(energia cinética) = ((massa) x (módulo(velocidade do CG))^2)/2

de onde se tira facilmente a (módulo(velocidade do CG)), que é a pergunta.

Eu não tenho aqui comigo a fórmula que dá a energia de rotação em função do momento de inércia. Se houver interesse, posso consegui-la.

JF (BScEE)