[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] resta um -táticas" ajuda "

On Fri, Apr 05, 2002 at 05:55:06PM -0300, Juliana Freire wrote:
> "Como determinar" eu não sei...
> Na verdade não tenho a menor idéia de qual a lógica por trás disto,
> mas quando eu era criança uma vez meu avô conseguiu resolver sem
> querer, e eu decorei a solução.
> Vamos numerar as casas do tabuleiro assim:
>
>        1  2  3
>        4  5  6
>  7  8  9 10 11 12 13
> 14 15 16 17 18 19 20
> 21 22 23 24 25 26 27
>       28 29 30
>       31 32 33

O volume 2 do livro Winning Ways de Berlekamp, Conway e Guy
tem um monte de coisa sobre este jogo.

Um problema extra pouco conhecido é deixar só um com o buraco
inicial em qualquer posição dada, devendo o último pino ficar
na posição do buraco inicial.

Tem também o problema da OBM de provar que, começando com o buraco
no centro, o último pino *deve* ficar em uma das posições 2, 14, 17,
20 ou 32.

[]s, N.

[]s, N.