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[obm-l] Re: [obm-l] resta um -táticas" ajuda "



"Como determinar" eu não sei...
Na verdade não tenho a menor idéia de qual a lógica por trás disto,
mas quando eu era criança uma vez meu avô conseguiu resolver sem
querer, e eu decorei a solução.
Vamos numerar as casas do tabuleiro assim:

       1  2  3
       4  5  6
 7  8  9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
      28 29 30
      31 32 33

A casa do meio, 17, é a que começa vazia.
Eu vou escrever 19 -> 17 significando, "a peça que está na casa 19 pula para a casa 17, comendo a peça que está no meio".
Para resolver, faça esta sequencia de movimentos:

19 -> 17
30 -> 18
27 -> 25
13 -> 27
24 -> 26
27 -> 25
22 -> 24
31 -> 23
33 -> 31
16 -> 28
31 -> 23
 4 -> 16
 7 -> 9
21 -> 7
10 -> 8
 7 -> 9
12 -> 10
 3 -> 11
 1 -> 3
18 -> 6
 3 -> 11
16 -> 4
 4 -> 6
 6 -> 18
18 -> 30
30 -> 28
28 -> 16
17 -> 5
15 -> 17
24 -> 10
 5 -> 17

Ufa! Espero não ter digitado nenhum número errado...

A outra configuração eu não entendi como é, poderia fazer um desenho para eu ver se consigo resolver?


- Juliana

----- Original Message -----
From: "haroldo" <divaneto@uol.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, April 04, 2002 7:50 PM
Subject: [obm-l] resta um -táticas" ajuda "


como determinar um algoritmo para vencer sempre em um jogo de resta um com 15 posições(14 peças) em formato de número triangular e
no resta um tradicional com um tabuleiro (33 casas em forma de cruz com 32 peças )


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