[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] Alérgicos...



Italiano "alérgico" à matemática sofre de epilepsia rara

A "alergia" à matemática, acompanhada de tremores e náuseas, que um jovem estudante de Mantua (norte da Itália) sentia toda vez que deveria realizar uma operação aritmética, foi finalmente diagnosticada como "epilepsia de cálculo", uma rara forma de doença nervosa. Após perder dois anos de estudos e ser discriminado em numerosas ocasiões por seus professores devido a sua incapacidade de realizar as tarefas escolares, o jovem melhorou graças a um tratamento a base de medicamentos, informa hoje o jornal local Gazzetta di Mantova.
Segundo o responsável de neuropsiquiatria do Hospital Carlo Poma de Mantua e autor do diagnóstico, Giuseppe Capovilla, o jovem - cuja identidade não foi fornecida - apresenta um tipo de epilepsia "reflexiva", denominada "epilepsia de cálculo", causada por um estímulo peculiar, neste caso o cálculo matemático.
Essa forma pouco freqüente, dentre as 50 variedades de epilepsia existentes, foi detectada no paciente graças a um eletroencefalograma e é tratada com tranqüilizantes que estabilizam a atividade cerebral sem interferir no nível de atenção, segundo os médicos.
Capovilla explicou que a epilepsia ainda enfrenta muito preconceito e que as pessoas que têm a doença podem levar uma vida normal se forem corretamente tratadas. Na Itália, há quase 600 mil pessoas que sofrem de algum tipo de epilepsia, cerca de 1% da população.

Fonte:
http://www.terra.com.br/noticias/mundo/2002/04/03/051.htm


---
Claudio Andrés Téllez - claudio@tellez.com - http://riemann.blogspot.com
Outgoing mail is certified Virus Free.
Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.343 / Virus Database: 190 - Release Date: 22/3/2002