Re: [obm-l] Probabilidade

Ola Edson e demais
colegas desta lista,

Muito provavelmente nao responderam porque o problema e facil demais.

EU VOU SUPOR QUE A ORDEM E ALGO IRRELEVANTE NO PROBLEMA !

Marcar um numero aleatoriamente e como se ele fosse escolhido aleatoriamente
... A probabilidade de um numero particular ser escolhido (MARCADO) e,
evidentemente, 1/N. Tomando-se M numeros, qual sera essa probabilidade ?

Evidentemente que isto implica em perguntar : de um total de N elementos,
quantos conjuntos de M elementos contem um numero dado previamente ?

Nos podemos escolher (marcar) M numeros de um total de N de BIN(N,M)
maneiras ( VEJA QUE AQUI ESTOU DESCONSIDERANDO A ORDEM DE MARCACAO ). Esse
sera o UNIVERSO ou ESPACO AMOSTRAL onde voce trabalhara.

Nalguns representantes deste Universo estara o numero X pre-fixado.
Retirando este numero pre-fixado sobrarao N-1 numeros, que darao BIN(N-1,M)
sub-conjuntos em que ele nao aparece. Assim, ele ira aparecer em ( BIN(N,M)
- BIN(N-1,M)). Isto e, a probalilidade do numero ser marcado sera ( (
BIN(N,M) - BIN(N-1,M)) / BIN(N,M) ). Como voce quer que ocorra no 4 cartoes
e sendo  " a marcacao" eventos independentes

P=( ( BIN(N,M) - BIN(N-1,M) )/BIN(N,M) )^4

Bom, o segundo problema e uma continuacao deste. Voce faz.

OBS : Nos estamos admitindo pressupostos altamente contestaveis, nao
obstante a natureza do problema elementar, muito provavelmente, nos permita
fazer assim

1) Em primeiro lugar, serao os eventos elementares ( marcar um numero )
realmente equiprovaveis ? POSSIVELMENTE NAO ! Um cartao retangular tem
NUMEROS DE CANTO, NUMEROS DE BORDA, e esses numeros, numa marcacao aleatoria
levam alguma desvantagem, por infima que seja.

2) O fato dos eventos elementares serem equiprovaveis e que nos permite usar
a tradicional expressao :

PROBABILIDADE = EVENTOS / UNIVERSO.

Em particular, num dado em que as faces nao sejam igualmente provaveis nao
valera a formulazinha que usamos tao frequentemente de ser 1/6 a
probabilidade de um determinada face surgir.

Um abraco
Paulo Santa Rita
3,1155,020402

>From: Edson Ricardo de Andrade Silva <latino@lia.ufc.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] Probabilidade
>Date: Tue, 2 Apr 2002 01:49:30 -0300 (BRT)
>
>Desculpem se essa mensagem está chegando duplicada, mas realmente gostaria
>de saber se minhas mensagens não estão chegando ou se o problema é
>realmente difícil (ou fácil demais).

O MSN Photos é o jeito mais fácil de compartilhar, editar e imprimir suas
fotos preferidas: http://photos.msn.com.br/support/worldwide.aspx