From: Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Sunday, March 31, 2002 3:48 PM
Subject: Re: [obm-l] Probabilidade

Ola Andre e demais colegas
desta lista :

Uma feliz Pascoa para Todos !

A Questao 2 ja foi bem respondida. Resta esclarecer a primeira. Para tanto,
considere a permutacao de letras seguinte  :

ABCD

Qualquer outra permutacao na qual nao ha uma letra ocupando a posicao
original ( A MESMA POSICAO ) e chamada uma PERMUTACAO CAOTICA ou DESSARANJO.
Sao exemplos de dessaranjos as permutacoes abaixo :

BADC, DCBA, CDAB

Veja que o conceito de PERMUTACAO CAOTICA ou DESSARANJO e relativo a alguma
disposicao original que tomamos como referencial ou padrao. O total de
PERMUTACOES CAOTICAS de N elementos foi originalmente calculado por Nicolau
Bernoulli e, independentemente, por Euler. A demonstracao e simples e voce
pode encontrar em :

*100 Great problems of elementary Mathematics
*(Their History and solution )
*
*Henrich Dorrie
*
*Dover Publications INC

A formula e :

!N = (N!)*( 1/(2!) - 1/(3!) + ... ((-1)^N)*(1/(N!)) )

Ora, se nos sabemos calcular o total de PERMUTACOES CAOTICAS as permutacoes
em que ocorrem ao menos um reencontro e precisamente :

Ao menos um reencontro = N! - !N. E a probabilidade, evidentemente, sera :

P = (N! - !N)/N!

Bom. Tudo isso nos ja sabemos e e so pensar em cima do que Bernoulli e seus
amigos descobriram pra gente. Talvez mais interessante seja perceber que a
cada "AGRUPAMENTO LINEAR", tais como permutacoes e arranjos, correspondem
outros, "TIPO CIRCULAR".

Para ver isso, considere a seguinte situacao :

Um individuo fara uma reuniao com 12 pessoas. Para enfatizar o carater
democratico da reuniao todos sentarao em uma mesa redonda, cada qual em um
lugar pre-estabelecido. O anfitriao, porem, e bisonho. E pode suceder que
ele conduza cada participante a uma posicao errada na mesa.
Qual a probabilidade de isso ocorrer ?

Resolver este problema e abordar o correlato circular das PERMUTACOES
CAOTICAS. Nem Euler ou Bernoulli abordaram isso.De maneira geral, existe
alguma relacao bem estabelecida entre um AGRUPAMENTO LINEAR  e o seu
correlado circular ?

Um Grande abraco a Todos
Paulo Santa Rita
1,1246,310302

>André wrote:
>
>Alguem pode me dar uma mao nos problemas:
>

>1) Uma urna contem n bolas numeradas de 1 a n. As bolas sao escolhidas uma
>a uma, ao acaso, ateh esvaziar a urna. Se a bola r aparece na r-esima
>extracao, diz-se que ocorre um reencontro. Calcular a
>probabilidade de q ocorra pelo menos um reecontro.
>

>2) Uma caixa contém 2n sorvetes, n do sabor A e n do sabor B. De um
>grupo de 2n pessoas, a<n preferem o sabor A, b<n preferem o sabor B e
>2n-(a+b) nao tem preferencias. Se os sorvete sao distribuidos ao
> [...]

O MSN Photos é o jeito mais fácil de compartilhar e imprimir as suas fotos:
http://photos.msn.com.br/support/worldwide.aspx