Re: [obm-l] Re: [obm-l] Fractais

Caro Claudio.
Vejo que voce pegou o espirito humoristico da minha observacao.
Mas, falando serio, e para todos, alguns termos matematicos derivam do nome
dos supostos autores (como "teorema de Euler"), mas a maioria toma
emprestado termos existentes em cada lingua (inumeros exemplos: conjunto,
compacto, convexo, imaginario, real, irracional, etc.), outros ainda tomam
estes termos e os transformam em termos que so existem em matematica (como
"fractais", poe exemplo).

Dado que cada lingua tem sua propria peculiaridade, nao acho deslocado de
contexto (ou "off-topic", se preferirem) discutir problemas de nomenclatura.
Principalmente quando se estah no contexto de ensino.

Lembro-me de que o famoso matematico e educador belga Georges Papy
(falecido) comentou uma vez, em uma palestra, que na Belgica se falam duas
linguas, o frances e o flamengo (flammand). O livro didatico frances
explicava que "conjunto eh uma colecao de objetos...", enquanto o
correspondente livro flamengo explicava que "colecao eh um conjunto de
objetos..". Isto porque em frances, o termo adotado da linguagem comum foi
"conjunto" (ensemble), enquanto em flamengo foi "colecao" (samlung, ou algo
parecido - corrijam-me os rubronegros). Alias, em ingles eh "sistema" (set),
em alemao eh "multidao" (Menge), etc.

Alem disto, os leigos costumam tomar ao pe da letra termos como compacto,
imaginario, etc., sem levar em consideracao suas definicoes matematicas.
Voces precisam ver as barbaridades que o famosissimo psicanalista Lacan faz
com os termos matematicos (quem estiver ineteressado, leia "Imposturas
Intelectuais", de Alan sokal e R.Bricmont).

JP