Re: [obm-l] massa e o momento de inércia

O momento de inércia ( para uma distribuicao continua de massa ) é definido
por int(r^2*dm) onde r é a distancia de uma parte infinitesimal do corpo ao
eixo de rotacao e dm é a sua massa.

podemos modelar este problema com o eixo vertical na esquerda e a barra
horizontal na direita ( devido aos dados do problema, podemos assumir q a
barra é um objeto unidimensional ):

| -------------------------------

dividindo a barra em pedacos de comprimento dr e massa dm, e assumindo uma
densidade linear de massa constante ( o problema n fala nada ) ...

M/L = d ( densidade linear de massa )
dm = d * dr = M/L * dr

O momento de inercia sera uma integral desde o inicio da barra ate o final
( r = 0 ate r = L )

I = int( r^2 * dm ) = int ( r^2 * M/L * dr ) = M/L * int( r^2*dr ) = M/L *
L^3/3 = (M*L^2)/3

tente fazer o caso em que o eixo de rotacao passa exatamente pelo meio da
barra.. acho que a resposta é ML^2/12

para maiores informacoes sobre o conceito de momento de inercia, recomendo
o livro Física 1 - quarta edicao dos autores Resnick/Hallyday/Krane

espero ter ajudado.
[]s
Felipe