[obm-l] massa e o momento de inércia

O problema seguinte deve ser de fácil resolução para os mais experientes na
área de engenharia. Contudo, gostaria de tirar uma dúvida chata da minha
cabeça. Andei pesquisando em alguns poucos livros de cálculo e mecânica a
teoria de momento de inércia, e nenhum citava massa nas fórmulas, apenas
raio de giração e área, como se verifica na fórmula J=integ(y^2.dA).
Há contudo em alguns (3) execícios que cairam na prova de tranferência da
Usp (2002) a relação entre massa e o momento de inércia.
Se for possível me ajudar nesse assunto explicando essa relação, ficarei
muito grato.
Se não for possível, tente então resolver um desses problemas (expondo a
resolução) a exemplo do que pedi.
Lá vai:
(Usp) “Uma barra delgada e uniforme de massa M e comprimento L, muito maior
que o diâmetro de sua secção transversal, pode girar em torno de um eixo
perpendicular ao seu comprimento, que passa por um de sua extremidades. O
momento de inércia da barra em relação a este eixo é ...”

Obrigadão pela ajuda!

Oi! Você quer um iG-mail gratuito?
Então clique aqui: http://registro.ig.com.br/censo/igmail