Re: [obm-l] questao

On Fri, Feb 15, 2002 at 12:02:35PM -0300, Hugo Iver Vasconcelos Goncalves wrote:
> Essa questãp parece estar ainda muito acima do meu nível por enquanto,
> mas eu queria ver como se resolve... aí vai:
>
> (XLII IMO) Sejam a, b, c, d inteiros com a>b>c>d>0.
> Considere que ac+bd=(b+d+a-c)(b+d-a+c).
> Prove que ab+cd não é um número primo.

Esta foi uma das duas questões mais difíceis da IMO 2001.
Vale a pena tentar fazer sozinho, há vários tipos de soluções,
algumas bem elementares. Segue abaixo uma dica para uma solução
não elementar, não leiam se preferirem pensar sozinhos do zero.

(XLII IMO) Sejam a, b, c, d inteiros com a>b>c>d>0.
Considere que ac+bd=(b+d+a-c)(b+d-a+c).
Prove que ab+cd não é um número primo.

Reescreva a equação:

ac + bd = (b+d)^2 - (a-c)^2

(a-c)^2 + ac = (b+d)^2 - bd

a^2 - ac + c^2 = b^2 + bd + d^2

Seja w uma raiz cúbica primitiva da identidade.
Escreva agora a identidade como

 |a + cw| = |b - dw|

Agora use o que você sabe sobre Z[w],
o anel dos inteiros da forma x + yw com x, y inteiros...

A partir daqui não é difícil.

Em tempo, um dos estudantes americanos que tiraram 42 pontos
e eu próprio chegamos a esta solução independentemente.
Ele tem muito mais mérito, claro, pois eu já tinha visto
outras soluções e tinha muito mais tempo.

[]s, N.