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Re: [obm-l] Re: [obm-l] [Fwd: Sobre a importância de um teorema ou conjectura, e matemáticos Brasileiros]



Não sou professor, ainda sou aluno de bacharelado, mas concordo plenamente 
que livros como o "TIO PETROS..." (eu li e achei sensacional) deveria ser 
recomendado no ensino médio. Eu posso dizer que acabei escolhendo matemática 
por sorte, pois, como esses 95% dos alunos do ensino médio, eu não fazia 
idéia do que era a Matemática Superior. Pensava, como a maioria, que era só 
conta, onde tinha que usar bastante raciocínio. Gostava de matemática, mas 
quando conhecia a matemática superior na faculdade, com toda sua beleza e 
suas peculiaridades que no ensino médio nem imaginava que existia, percebi 
que realmente estava no curso certo. Algumas frases que eu ouvia,e ainda 
ouço, e creio que todos os matemáticos ouvem, mostram a imagem que se tem da 
matemática:
   "Você estuda matemática? Então responde depressa: quanto é 3471*43698?"
   "Você estuda matemática? Dá-me uma calculadora e eu faço tudo que voce 
faz"
   Talvez bons livros de divulgação como esses citados, mostrem aos alunos o 
que é matemática.

Rogério

>From: "Josimar" <josimat@openlink.com.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Re: [obm-l] [Fwd: Sobre a importância de um teorema ou 
>conjectura, e matemáticos Brasileiros]
>Date: Wed, 30 Jan 2002 11:24:02 -0200
>
>Olá amigos!
>Como estou há muitos meses afastado, tenho receio de dizer algo já 
>mencionado.
>Um outro excelente livro, na mesma linha que o do Simon Singh, é "TIO 
>PETROS E A CONJECTURA DE GOLDBACH"  de Apostolos Doxiadis, editora 34. 
>Sendo que este não é um documentário, mas sim um romance, verdadeiramente 
>emocionante. Acredito que livros como esses deveriam ser levados aos alunos 
>do ensino médio. Estou certo de que não se trata de exagero dizer que cerca 
>de 95% dos alunos terminam o Ensino Médio, sem ter a mais vaga idéia de que 
>a Matemática ainda é feita nos dias de hoje, ou seja, não é algo pronto, 
>acabado, esgotado. Vejo isso como um forte indicador de que há muita coisa 
>errada. O pior é o aluno sai da escola com essa mentalidade mesmo depois de 
>estudar (sabe lá Deus como) números complexos, sistemas lineares etc. Creio 
>que o problema seria atenuado se o próprio professor de matemática não 
>tivesse também tão distante da "realidade". Tento disseminar esses livros, 
>essa idéia, mas confesso que não raro encontro relutância entre meus 
>próprios colegas, mas felizmente é comum ter boa receptividade por parte de 
>alguns alunos. O único problema é que não me devolvem os livros. Ou jogam 
>fora ou gostam muito.
>
>Alguém acredita que FERMAT tivera blefado?
>É irrefutável a idéia de que FERMAT de fato não conseguira demonstrar?
>[]s, Josimar
>
>   ----- Original Message -----
>   From: Augusto César Morgado
>   To: obm-l@mat.puc-rio.br
>   Sent: Monday, January 28, 2002 9:18 PM
>   Subject: [obm-l] [Fwd: Sobre a importância de um teorema ou conjectura, 
>e matemáticos Brasileiros]
>
>
>
>
>   -------- Original Message -------- From:  - Mon Jan 28 21:11:16 2002
>         X-UIDL:  gED"!~Rc"!a9'"!-LN!!
>         X-Mozilla-Status:  0001
>         X-Mozilla-Status2:  00000000
>         Return-Path:  mailto:<alexandrevo@globo.com
>         Received:  from nplex.globo.com (email.globo.com [200.208.9.53]) 
>by trex.centroin.com.br (8.12.1/8.12.1) with ESMTP id g0SDRZnQ008826 for 
><morgado@centroin.com.br>; Mon, 28 Jan 2002 11:27:35 -0200 (EDT)
>         Received:  by nplex.globo.com (5.1.061) id 3C54C8020000812B for 
>morgado@centroin.com.br; Mon, 28 Jan 2002 11:22:01 -0200
>         Message-ID:  <3C54C80900001194@nplex.globo.com>
>         Date:  Mon, 28 Jan 2002 10:22:00 -0300
>         From:  alexandrevo@globo.com
>         Subject:  Sobre a importância de um teorema ou conjectura, e 
>matemáticos Brasileiros
>         To:  morgado@centroin.com.br
>         MIME-Version:  1.0
>         Content-Type:  text/plain; charset="ISO-8859-1"
>         Content-Transfer-Encoding:  8bit
>         X-MIME-Autoconverted:  from quoted-printable to 8bit by 
>trex.centroin.com.br id g0SDRZnQ008826
>         X-UIDL:  gED"!~Rc"!a9'"!-LN!!
>
>
>
>Caro Prof. Morgado,
>Enviei mensagem ao Nicolau, solicitando que fosse repassada à lista de 
>discussão
>a mensagem abaixo, porém recebi uma notificação de erro relacionado ao 
>e-mail
>dele.  Seria possível você fazer esse repasse ?
>Eu não sou mais cadastrado na lista, porém ainda acompanho os arquivos 
>disponíveis
>no site da lista e gostaria de emitir uma opinião.
>Grato.
>Alexandre Vellasquez (Saudações Tricolores)
>------------------------------------------
>
>Quanto à importância de um teorema ou conjectura, acredito que ela deva
>ser dada em função dos trabalhos que estejam baseados nesse primeiro 
>resultado.
>No livro de Simon Singh, verifica-se isso em relação à conjectura de 
>Taniyama-Shimura,
>que em certa altura se mostra mais importante que o próprio "Último Teorema
>de Fermat" (que não entendo porque era assim chamad
>o e não apenas de "Conjectura
>de Fermat", uma vez que ainda não havia demonstração para ele). Segundo
>o livro, há um grande número de trabalhos que se iniciam por "Considerando
>verdadeira a Conjectura de Taniyama-Shimura". OU seja, caso fosse provado
>que tal conjectura era falsa, varios trabalhos perderiam sua validade. 
>Entretanto,
>para os especialista essa conjectura parecia ser tão forte, que eles já
>supunham (mesmo ainda sem demonstração) sua validade.  Isso é um trabalho
>realmente importante
>
>Quanto à demonstração de Willes, o que´acredito ser interessante é o 
>envolvimento
>de grande parte da matemática que foi desenvolvida antes e depois de 
>Fermat.
>Mais ainda, a busca por conexões entre os ramos da matemática e que 
>possivelmente
>poderá render frutos em outros trabalhos, novas demonstrações em trabalhos
>anteriores e talvez
>  até possibilidades de enfoques diferentes para outros
>problemas até hoje insolúveis.
>A fomentação da pesquisa e estudo e o desenvolvimento da matemática, mesmo
>que em ramos específicos e de extrema complexidade, acredito que seja o
>mais importante nessa estória toda, e não apenas se Fermat tinha uma 
>solução
>para seu problema, ou ainda para quem são os devidos créditos pela 
>demonstração.
>Todos aqueles que colamboraram ao longo dos 358 anos em que o Teorema 
>desafiou
>o mundo, merecem esse credito.
>
>Acho também que devemos lembrar dos matemáticos Brasileiros que vem dando
>suas contribuições para algumas áreas da matemática, entre eles Elon Lages,
>Jacob Palis, Manfredo Perdigão do Carmo, Celso Costa (quem já leu sobre
>superfícies mínimas deve ter ouvido falar de Celso Costa, se não me engano
>há
>; um teorema devido à ele)e , claro, Leopoldo Nachbin.
>
>Abraços a todos, e...
>Saudações Tricolores
>
>Alexandre Vellaquez
>
>
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