[obm-l] apresentação e probabilidade

Olah! Sou novo na lista, meu nome eh Marcos e sou de
Uberaba (MG).
Comecei a estudar (sozinho) faz alguns dias um pouco
de probabilidade e variaveis aleatorias (uma
informaccao que pode ser util tenho conhecimento em
calculo e algebra entre outras coisas).

Talvez voces possam me ajudar em dois problemas que
parecem ser simples mas me enrolei, no livro
Probabilidade aplicaccoes ah estatistica (Paul L.
Meyer), LTC.

1) a) Uma caixa com N lampadas contem r lampadas (r <
N) com filamento partido. Essas lampadas sao
verificadas uma a uma, ateh que uma lampada defeituosa
seja encontrada. Descreva um espacco amostral para
este experimento.
b) Suponha que as lampadas acima sejam verificadas uma
a uma, ateh que todas as defeituosas tenham sido
encontradas. Descreva o espaco amostral para tal
experimento.

2) Durante um periodo de 24 horas, em algum momento X,
uma chave eh posta na posicao ligada. Depois, em algum
momento futuro Y (ainda durante o mesmo periodo de 24
horas), a chave eh virada para a posicao desligada.
Suponha que X e Y sejam medidas em horas, no eixo dos
tempos, com o inicio do periodo na origem da escala. O
resultado do experimento eh constituido pelo par de
numeros (X,Y).
Descreva os seguintes eventos:
i) O circuito estah ligado por uma hora ou menos;
ii)O circuito estah ligado no tempo z, onde z eh algum
instante no periodo de 24 horas.
iii) O circuito eh ligado antes do tempo t1 e
desligado antes do tempo t2 (onde tambem t1<t2 sao
dois instantes durante o periodo de 24 horas
especificado).
iv) O circuito permanece ligado duas vezes mais tempo
do que desligado.

PS. Evitei mandar a mensagem com acentuacoes por nao
saber se eh possivel.

Abraços
Marcos.

Yahoo! GeoCities
Tenha seu lugar na Web. Construa hoje mesmo sua home page no Yahoo! GeoCities. É fácil e grátis!
http://br.geocities.yahoo.com/