Re: [obm-l] russos

Ola Pessoal,

A observacao da Prof Iolanda resolve o problema, desde que se entenda que e
um argumento que conduz a uma PROVA POR REDUCAO AO ABSURDO ... Pois somente
se SUPORMOS que ha uma sequencia de 39 numeros naturais consecutivos na qual
nenhum deles tem para a soma de seus algarismos um numero divisivel por 11
podemos dizer, como a catedratica de Moscou implicitamente afirma, na
mensagem abaixo, que teremos ao menos tres sequencias de naturais tais que o
primeiro termo deixa resta 1 quando dividido por 11. Mas tudo isso e
bordado, trico e croche. A inteligencia esta na observacao da Prof
Iolandonov.

Um abraco a todos
Paulo Santa Rita
6,1641,250102