Pontos Gordos

 Oi, galera.

Tem algo estranho aqui... Considere dois "feixes" de retas passando pelos
pontos A(-1,0) e B(1,0), feixes estes simetricos com relacao ao eixo Oy e
portanto se intersectando lah em varios pontos (digamos, os pontos da forma
(0,n) com n natural). Junte estes dois feixes com o eixo Oy. Entao:

i) Duas retas do feixe A se encontram em A, que eh GORDO.
ii) Duas retas, uma de cada feixe, se encontram em um ponto do eixo Oy, que
eh GORDO (pois o eixo Oy tambem passa lah);
iii) Uma reta de um feixe e o eixo Oy se encontram em pontos GORDOS (pois a
outra reta do outro feixe tambem passa lah).

Assim, o numero minimo de pontos MAGROS eh zero, como mostra o meu
exemplo... Eu entendi a questao direito?

Abraco,
     Ralph

>Segue um problema de uma lista de seleção pra imo-ibero do ano passado
:
>Considere um número finito de retas coplanares. Um ponto magro de
>intersecção é um ponto onde concorrem exatamente 2 retas. Supondo que
>existem pelo menos 2 pontos de intersecção, determine o número mínimo
de
>pontos magros de intersecção.
>Não sei o nível de dificuldade..... aguardo respostas..
>Abraços,
>     Villard

Converse com amigos on-line, experimente o MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br